Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the user-registration domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/vhosts/brasiltrabalhador.com.br/httpdocs/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the essential-addons-for-elementor-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/vhosts/brasiltrabalhador.com.br/httpdocs/wp-includes/functions.php on line 6114
Trabalhadores domésticos tem direito ao PIS? - Brasil Trabalhador

Brasil Trabalhador

Trabalhadores domésticos tem direito a receber o PIS?

Trabalhadores domésticos tem direito ao PIS?

O PIS/PASEP é um programa social muito importante para os trabalhadores de baixa renda, pois auxilia no complemento de seus salários. Dessa forma, o programa contribui para melhorar a qualidade de vida desses trabalhadores e de suas famílias.

O que é PIS/PASEP?

O PIS/PASEP é um programa social do governo federal brasileiro criado para beneficiar trabalhadores de baixa renda. O programa é dividido em dois:

  1. o PIS, voltado para trabalhadores com carteira assinada;
  2. e o PASEP, para trabalhadores do setor público.

Os beneficiários do PIS/PASEP recebem um abono anual, que é um valor pago pelo governo para complementar o salário dos trabalhadores. O abono é calculado com base na remuneração recebida pelo trabalhador no ano anterior.

Para se inscrever no PIS/PASEP, o trabalhador deve comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal e apresentar os seguintes documentos:

  • RG e CPF;
  • Carteira de Trabalho;
  • Comprovante de residência;
  • Declaração de Imposto de Renda.

O abono do PIS/PASEP é pago em duas etapas: a primeira etapa é paga em junho e a segunda etapa, em dezembro. Para receber o abono, o trabalhador deve cadastrar o seu número de PIS/PASEP na internet ou nas redes sociais do governo federal.

O valor do abono do PIS/PASEP varia de acordo com o salário recebido pelo trabalhador. No entanto, o valor máximo do abono, é de um salário mínimo, no período vigente.

Trabalhadores domésticos tem direito a receber o PIS?

O PIS é o único direito que os trabalhadores domésticos não têm. Isso porque o trabalho doméstico é regido por lei própria, a Lei Complementar 150/2015, portanto, os trabalhadores domésticos não têm direito ao complemento salarial do PIS.

Não tem direito a receber o PIS:

  • Empregados e empregadas domésticas
  • Trabalhadores rurais empregados por pessoa física
  • Trabalhadores urbanos empregados por pessoa física
  • Trabalhadores empregados por pessoa física equiparada à jurídica

Mario Avelino, presidente do Instituto Doméstica Legal, destaca que todos os trabalhadores domésticos têm direitos garantidos por lei, e quase todos os trabalhadores domésticos são semelhantes aos trabalhadores do setor privado que trabalham para as empresas. Todos os trabalhadores domésticos são elegíveis para o PIS se tiverem realizado outro trabalho durante a vida. O que a lei não prevê para essa categoria são os benefícios do PIS, ressalta.

O PIS é um tributo mensal obrigatório para todas as empresas e visa subsidiar a complementação da folha de pagamento e o seguro-desemprego dos empregados. O complemento salarial do PIS equivale ao valor máximo do salário mínimo pagável de acordo com o calendário anual divulgado pela Caixa Econômica Federal.

A coordenadora do serviço Reclamar Adianta reforça a necessidade de deixar claro que os trabalhadores domésticos não têm direito ao complemento salarial do PIS, pois as relações de trabalho doméstico são entre pessoas físicas e não de negócios. com. br, advogado Atila Nunez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *